LITERATURA E CULTURA BRASILEIRA

Com o interessante título LITERATURA E CULTURA BRASILEIRA, eis aqui detalhes de mais uma matéria do primeiro ano do curso de Letras da Unesp Araraquara.

Curso: Letras
Modalidade: Bacharelado e Licenciatura Plena
Departamento Responsável: Literatura
Código: LTE9788
Sequência Aconselhada: 1º ano / 1º semestre
Obrigatória
Pré-requisito: Não há
Créditos: 02
Carga Horária total: 30 horas
Teórica: 30 horas
Prática:
Número máximo de alunos por turma: 50

Objetivos

Apresentar um panorama das relações entre a literatura e a cultura brasileira, em especial, do Romantismo até o século XX, por meio do estudo de autores e textos significativos.

Conteúdo Programático

1. Manifestações literárias iniciais e a cultura no Brasil
2. Barroco, Arcadismo e a cultura brasileira
3. Romantismo e a cultura brasileira
4. Final do século XIX e início do século XX e as relações entre literatura e cultura
5. Modernismo e cultura no Brasil
6. Relações entre literatura e cultura depois do Modernismo

Metodologia de Ensino

Aula expositiva, seminário, debate, análise e interpretação de textos, uso de multimeios.

Bibliografia

  1. ANDRADE, M. de. Macunaíma: o herói sem nenhum caráter. Ed. crítica de Telê P. A Lopez (coord.) Paris: Association Archives de la Littérature Latino-américaine, des Caraïbes et Africaine du XXème siècle; Brasíllia: CNPq, 1988. (Arquivos, 6)
  2. BARRETO, L. Triste fim de Policarpo Quaresma. Ed. Crítica de Antonio Houaiss e C. L. N. de Figueiredo. Madri: ALLCA XX, 1997 (Col. Arquivos, 30)
  3. BORNHEIM, G. et al. Cultura brasileira: tradição/contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Funarte, 1987.
  4. BOSI, A. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
  5. BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 32 ed. São Paulo: Cultrix, 1995.
  6. CANDIDO, A. Literatura e cultura de 1900 a 1945. In: _____. Literatura e sociedade. 2. ed. São Paulo: Nacional, 1967. p. 127-160.
  7. CANDIDO, A. Literatura de dois gumes. In: _____. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987. p. 163-180.
  8. CANDIDO, A. Literatura e subdesenvolvimento. In: _____. A educação pela noite e outros ensaios. São Paulo: Ática, 1987. p. 140-61.
  9. HOLANDA, H. B. de e Gonçalves, M. A. Cultura e participação nos anos 60. São Paulo: Brasiliense, 1982.
  10. HOLANDA, S. B. de. Raízes do Brasil. 12. ed. Prefácio de Antônio Candido. Rio de Janeiro: José Olympio, 1978.
  11. LEITE, D. M. O caráter nacional brasileiro. São Paulo: Pioneira, 1976.
  12. LOBATO, M. Velha praga e Urupês. In: _____. Urupês. São Paulo: Brasiliense, 1959 (Obras Completas de Monteiro Lobato, v. 1)
  13. SANTIAGO, S. Nas malhas da letra: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  14. SANTIAGO, S. Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1978.

Critérios da avaliação de aprendizagem e atividades de recuperação

O aluno deve mostrar-se capaz de ler criticamente o texto literário e de estabelecer relações do texto com o seu respectivo contexto. Deve, igualmente, mostrar-se capaz de expressar adequadamente, por escrito, o seu pensamento crítico acerca da literatura.

Atividades de recuperação: estudo orientado.

Ementa

Estudo das relações entre literatura e cultura no Brasil. Autores e textos fundamentais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s